Saúde na Escola movimenta comunidades

A manhã foi de diversão, cuidados com a saúde e realização de cadastros de utilidade pública no balneário Rincão. A união das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação do novo Município proporcionou o Programa Saúde na Escola (PSE), dando aos moradores um dia diferente e divertido. O “dia D” ocorreu no Centro de Educação Infantil (CEI) Peixinho Dourado, onde crianças e pais receberam serviços de exames e cadastros rápidos e se divertiram junto aos professores e voluntários.

O evento contou com serviços de medição de pressão arterial, teste de diabetes, verificação das vacinas, corte de cabelo, cadastro para cartão do SUS e cadastro no auxilio emergencial de alimentos. Além disso, as crianças passaram a manhã realizando atividades de jiu jitsu, corda bamba, corrida no pneu e outras recreações. Serviços de psicologia e orientações sobre saúde bucal também foram repassados durante a manhã.

Conforme a secretária de Educação, Maria Canever, as expectativas foram alcançadas. “O objetivo era trazer a comunidade e a escola para trabalharem em rede. Essa integração entre as três secretarias tem uma importância fundamental porque, afinal, quando trabalhamos em parceria estamos cumprindo com o nosso papel social”, avaliou Maria. A secretária de saúde, Fernanda Frello, deu coro às afirmações acrescentando que “o objetivo dos trabalhos foi melhorar a qualidade de vida da população”.

O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa do Governo Federal que vem para contribuir com o fortalecimento das ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem pleno desenvolvimento de crianças adolescentes e jovens. No balneário Rincão, o programa terá continuidade durante todo o ano. “Seguiremos um cronograma até o ano que vem”, garantiu a secretária de saúde.