Oficinas pautam discussões finais do Plano Diretor do Rincão

Dando início a terceira e última etapa de discussões, iniciaram nesta semana no Balneário Rincão, as oficinas participativas regionais para elaboração do Plano Diretor do novo município. As primeiras comunidades contempladas foram Zona Sul e Barra Velha na noite de segunda-feira. Nesta terça-feira, dia 28, é a vez dos moradores de Urussanga Velha e Pedreiras, se reunirem, nos Salões Paroquiais das igrejas, para discutirem as propostas que irão reger o Balneário pelos próximos dez anos.

Conforme a arquiteta e coordenadora técnica do Projeto Fátima Franz, da empresa Espaço Urbano Consultoria e Planejamento, a participação popular, bem como dos vereadores, é de vital importância para a finalização do documento. “Nas audiências passadas coletamos os principais problemas de cada bairro. Agora, nas oficinas, estamos apresentando o zoneamento urbano, uso e ocupação de solo. Cada comunidade elegerá dois delegados para representar a sua localidade na Oficina Geral, onde serão discutidos os últimos detalhes antes da aprovação final do Plano em audiência”, explicou.

Ainda de acordo com Fátima, todas as tardes as equipe técnica da prefeitura se reúne para debater e avaliar as propostas.  “Sempre retomamos o projeto, de acordo com as sugestões e avaliações das reuniões. Uma comunidade pode ter uma opinião diferente da outra no que se refere aos pavimentos de um prédio, por exemplo. Entretanto, nós discutimos o Plano de forma integral, e na Oficina Geral, junto dos delegados, chegaremos a decisão final”, pontuou. Após a Oficina Geral, a população será convocada para a audiência final do documento, que, se aprovado, será encaminhado para a Câmara de Vereadores, para aprovação final.

Amanhã, quarta-feira, dia 29, a oficina ocorre no Salão Multiuso da Lagoa dos Freitas. Dia 30, quinta-feira, a região dos Lagos recebe a equipe no Salão da Igreja São Jorge. O encerramento da rodada de oficinas ocorre na sexta-feira, dia 31, no Centro Comunitário do Centro. Todas as reuniões iniciam às 19h30.