“Mulheres Vitoriosas” encerram Outubro Rosa

A noite de ontem foi de festa para as mulheres do Balneário Rincão. Aliando confraternização e conscientização, o encerramento da programação do Outubro Rosa ocorreu no Salão Paroquial do bairro Pedreiras, com direito a sorteio de brindes, café especial e a palestra “Mulher Vitoriosa”, com o conferencista Jairo Martins.

Durante o evento, o prefeito Décio Góes falou sobre o objetivo dos eventos protagonizados pela Secretaria de Saúde do Rincão. “Queremos criar nas comunidades a cultura da prevenção. Nosso objetivo é ser a Secretaria da Saúde e não da doença”, enfatizou o chefe do Executivo. Sobre o assunto, Décio adiantou sobre os projetos encaminhados com o objetivo de prevenir doenças. “Já está encaminhado o projeto da nossa academia. Enquanto isso temos uma série de atividades sendo desenvolvidas com orientação de um instrutor”, lembrou ainda, o prefeito.

A secretária interina de saúde, Fernanda Frello, deu ênfase a importância dos cuidados que as mulheres devem ter, para a prevenção do câncer de mama, tema que motivou a campanha Outubro Rosa mundialmente. “Precisamos nos cuidar o ano inteiro por que a prevenção é a nossa maior aliada”, disse.

Conforme contabilizado pela Secretaria de Saúde, 993 atendimentos foram realizados durante o Outubro Rosa. Do total, foram 397 mamografias, 259 preventivos e 337 testes rápidos. O encerramento foi organizado por toda a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Pedreiras, que também pretende desenvolver atividades durante o Novembro Azul.