Prefeitura promove ação no Dia de Finados

Mais de 200 túmulos foram cadastrados pela Administração Municipal do balneário Rincão durante a última sexta-feira e sábado, dia de finados. O objetivo, segundo o prefeito do Município, Décio Góes, é atualizar as plantas e os dados do cemitério de Pedreiras. Durante a data em que a população esteve no local para visitar os túmulos onde foram enterrados os entes queridos, seis funcionários da prefeitura, incluindo agentes comunitários, passaram o dia de plantão abordando as pessoas para fazer o recadastramento dos sepultados e obter os dados.

De acordo com o chefe do Executivo, até aqui os lotes eram vendidos sem qualquer fiscalização e de forma aleatória. “Além disso, queremos cuidar do nosso cemitério que frequentemente é atingido pela ação de vândalos. Cabe a todos nós zelar pelo local onde enterramos os nossos entes queridos”, enfatizou..

A aposentada Ceni Claudino Lopes foi uma das pessoas abordadas pela equipe da prefeitura. Ela frequenta o cemitério há seis anos e garante que agora se sentirá mais segura. “É importante cuidar da limpeza e de tudo que deixamos aqui. Todas as vezes que eu vinha aqui é comum ver vidros quebrados e flores espalhadas. Agora, sem dúvidas, estou saindo daqui muito mais segura”, comemorou a moradora.

A pescadora Ana Floriana, que frenquenta o local há quase 30 anos, foi uma das pessoas que buscou melhorias para o cemitério . “Em todos esses anos senti o cemitério abandonado. Os vândalos invadiam e depredavam… Tenho esperança de que agora ele será cuidado”, disse a pescadora.

A administração dará sequência ao cadastramento na Central do Cidadão. O cemitério ainda dispõe de cerca de 500 túmulos que faltam ser cadastrados. Durante a ação, cada túmulo recebeu um selo com a identificação. “Precisamos ter um levantamento real sobre a situação do cemitério, por isso é muito importante a colaboração de todos os familiares”, finaliza o prefeito.