Tudo pronto para a 20ª Festa da Tainha

O clima de Festa da Tainha já toma conta do Balneário Rincão. Os restaurantes seguem fechando os últimos detalhes para receber o grande público que deve visitar a cidade nos dias 12, 13, 14 e 15 de junho. Em sua 20ª edição, a Festa da Tainha é o momento de celebrar a cultura pesqueira e açoriana do município.

A programação da festa também recebe os últimos ajustes e deverá ser divulgada já no início da próxima semana. Na quinta-feira, 12 de junho, os expositores da Mostra de Artesanato e produtos da terra começam a se organizar às 9 horas no espaço interno da estrutura. Às 16 horas a equipe abre oficialmente a Mostra Multisetorial, antecedendo a transmissão de Solenidade de abertura da Copa do Mundo, que é uma das novidades desta edição da Festa da Tainha.

Três telões serão disponibilizados dentro do galpão da festa, para a transmissão dos jogos que têm início na quinta-feira, às 17 horas, com a disputa entre Brasil e Croácia. No intervalo do jogo, às 18 horas, a Praça da Alimentação será aberta e o público terá disponível uma variedade de gastronomia pesqueira, em especial a tainha. Após o jogo, um show musical será oferecido, seguido da solenidade de abertura oficial da festa. Ainda no dia 12, será realizada a escolha da rainha que representará a 20ª Festa da Festa. A banda Matusa fechará a noite.

Apresentações culturais e musicais estarão disponíveis durante o dia inteiro, do dia 12 a 15 de junho. Na sexta-feira, também fará parte da programação um encontro macrorregional e baile da Terceira Idade. Sábado e domingo (14 e 15) torneios esportivos serão realizados no entorno da festa, envolvendo e promovendo os atletas da região. No dia 14, a cidade também participará do 2º Desfile das Festas Regionais, que também fez parte da programação do ano passado. O público também contará com Exposição Arqueo-Etnográfica, Cinema 3D, com conteúdo Desenvolvimento Sustentável, Feira do Artesanato Açoriano, Exposição de Artes Plásticas e Fotos, Contos de Histórias e Causos, Apresentação de Boi de Mamão e Terno de Reis e Internet Gratuita.

No final desta semana proprietários de restaurantes da cidade se reuniram no Restaurante Russo, no centro, para definir ações para a festa. O cardápio, adiantou o prefeito Décio Góes, deve contemplar adultos e crianças com preços acessíveis a todos os bolsos. “Queremos que as pessoas venham nos visitar, aproveitar a programação, mas que consigam também apreciar os pratos da região”, comentou o líder do Executivo durante a reunião.

No ano passado, a festa serviu mais de treze mil refeições e a expectativa para esse ano é um incremento ainda maior nas vendas, já que a programação cultural e física foi ampliada. Uma megaestrutura será montada para receber os visitantes e moradores da cidade.

Para quem chega ao Balneário Rincão, é possível ver de longe o clima da festa na cidade. Na SC-445, três outdoors divulgam a festa, convidando a todos para o evento. Na internet o assunto também está em evidência, e uma fanpage foi criada exclusivamente para divulgar informações sobre o encontro: facebook.com/20festadatainha.