Audiência pública apresenta relatórios sobre Condomínio Ecovitta

A comunidade do Balneário Rincão participou na noite da última terça-feira, 10, da audiência pública sobre o Condomínio Ecovitta Resort. Na ocasião, representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresentaram o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

Cerca de 150 pessoas participaram do encontro, no Centro Comunitário da cidade. Além da apresentação dos estudos, os moradores da cidade aproveitaram a oportunidade para sanar dúvidas. Na ocasião, o diretor de Infraestrutura e Serviços Públicos do Balneário Rincão, Róger Guimarães, representou o prefeito Décio Góes. “A audiência pública foi importante para a população participar, já que esse projeto pode ser usado como  modelo de desenvolvimento sustentável e também trará benefícios para todos, como a geração de empregos”, explicou Róger.

Para a construção do condomínio no município, o empreendedor ofereceu algumas contrapartidas, como a criação de empregos antes, durante e depois da finalização da obra. Além disso, eles se comprometem a fazer parcerias com o poder público para garantir a qualificação profissional desses trabalhadores. A sede do Clube de Mães do Mirassol também será beneficiada com a construção de uma nova sede.

Além da geração de emprego e renda, a construção do condomínio trará benefícios na questão ambiental, pois as dunas e áreas verdes na extensão de toda a área serão preservadas e revitalizadas. O condomínio também terá estação de tratamento de esgoto própria, com reaproveitamento da água tratada para irrigação dos jardins.

Ao todo, o condomínio terá 87 hectares de área total, e 31% desse espaço será ocupado com moradias. Também estiveram presentes na audiência pública os vereadores Pedro Lino, Airton Ferreira, José Eloir, Edmilson Braz Carlos e João Picollo.

Texto: Lariane Cagnini (MTB 14196)