Balneário Rincão participa de reunião sobre Caps II microrregional

Uma comitiva do Balneário Rincão participou na manhã desta segunda-feira, 30, da reunião sobre a implantação do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps II – AD), em Içara. Também participaram do encontro técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, que deram um prazo até o mês de setembro para que as questões referentes à implantação do Centro sejam definidas.

O prefeito do Balneário Rincão, Décio Góes, na companhia da secretária de Saúde Maria Teresa Zanini e de técnicos do município, discutiu com os demais presentes a implantação de um Caps II microrregional, em Içara, que também atenderia usuários do Rincão. A definição pelo local seria de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, no que diz respeito a número de habitantes e serviços disponibilizados.

Segundo o Décio Góes, a reunião discutiu também a parceria entre Balneário Rincão, Içara, Morro da Fumaça e Cocal do Sul para a implantação do Caps II. “Queremos melhorias no nível mais especializado de atendimento de saúde mental, buscando avançar e ampliar a cobertura que hoje já é realizada no Rincão”, explicou Décio.

Outro ponto abordado durante a reunião foram os encaminhamentos e fluxograma de atendimento aos pacientes com problemas psicológicos em Içara e no Balneário Rincão. Na avaliação da secretária Maria Teresa, é essencial que o Caps seja instalado e comece suas atividades. “A implantação deste serviço será de grande importância para qualificar ainda mais a atenção aos pacientes que precisam destes cuidados”, destacou.

Também participaram do encontro o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, o secretário municipal de Saúde Lauro Nogueira, além de técnicos da 21ª Gerência Regional de Saúde em Criciúma, de Içara e de Morro da Fumaça.