Alunos lançam primeiro livro de Balneário Rincão

Desenvolver um melhor aprendizado, conhecendo os pontos turísticos e a história de Balneário Rincão. Com esse objetivo, a Administração Municipal do Balneário Rincão desenvolveu o projeto ‘Escola Criativa’, que foi encerrado no final da semana passada. Durante a realização do projeto, as crianças conheceram os principais pontos turísticos da cidade, e estudaram o presente e o passado do município.

Em uma das experiências, os alunos da Escola Municipal José Réus, no Bairro Lagoa dos Freitas, reuniram todas as informações alcançadas e lançaram nesta terça-feira o material que deu origem ao primeiro livro do novo Município. Cada aluno recebeu um exemplar do livro que contém mais de oitenta textos de alunos entre sete e dez anos. O tema como titulo ‘Brincando e aprendendo com fatos históricos’.

Para a secretária de educação, Maria Canever o projeto desenvolve o aprendizado das crianças. “O sonho de todo professor é ver seus alunos realizarem trabalhos como esse. É muito importante desenvolver esse tipo de projeto que marca a história escolar das crianças”, disse a secretária.

A diretora da escola Autina Tournier explica que o interesse dos alunos pela leitura aumentou depois da produção do livro. “Vendo o próprio texto publicado no livro a criança fica mais motivada a ler e escrever. Já notamos um interesse maior por parte de todos os alunos”, comentou.

Nas páginas os alunos expressam as preocupações e pensamento com o futuro do município. A estudante Samanta Pereira, de nove anos, e autora do texto “Aprendizado eterno”, contou que a maior preocupação dela é em relação ao futuro da educação de todas as crianças. “Tenho certeza que estou começando a fazer meu futuro, mas o que espero é que o aprendizado seja eterno para todas as crianças, foi daí que tirei a inspiração para escrever meu texto”, disse Samanta.

Já o aluno Murilo Anacleto, de sete anos, escreveu sobre todas as experiências que realizou durante os passeios pela cidade. “Conheci muitos lugares novos, aprendi sobre coisas que nem conhecia. Não imagina que tinha tantas lagoas na nossa cidade”, comentou. Apesar da pouca idade, Murilo se mostra consciente sobre os problemas enfrentados no novo município e ainda deixou uma tarefa ao prefeito Décio Góes.

“Nossa cidade é pequena, mas a maioria das pessoas que moram aqui são muito humildes. Espero que o prefeito dê uma vida melhor para todas elas”, finalizou Murilo.

Uma surpresa também contagiou e emocionou todas as crianças durante a festividade. No final da tarde os alunos assistiram a chegada do papai-noel, que distribuiu mais de 200 brinquedos, entre bonecas, bolas e carrinhos, além de muita bala. Segundo a diretora, os presentes foram doados por um empresário que não quis se identificar.