Cadeira de rodas anfíbia será disponibilizada a deficientes no Rincão

Colocar o mar ao alcance de quem lida diariamente com barreiras quase intransponíveis. Com esse objetivo, o grupo Ação Mais, em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão, o 4º Batalhão de Bombeiro Militar e a Cruz Vermelha, desenvolverão na orla do município o projeto “Praia Acessível Balneário Rincão”, que permitirá que pessoas com dificuldade de mobilidade tenham acesso ao mar. O lançamento do projeto será no próximo dia 22, domingo, às 9 horas, no Posto 1 (próximo à Plataforma de Pesca da Zona Norte) e vai contar com a presença de mais de 20 cadeirantes da região.

O acesso à tenda que abriga o projeto poderá ser feito de duas formas:  pela rampa para pedestres que parte da calçada e atravessa as dunas até o Posto 1 ou pelo primeiro portal, que tem entrada exclusiva para veículos que pertencem a portadores de necessidades especiais.

O acesso dos carros de deficientes na praia foi pauta de uma das audiências realizadas entre o prefeito Décio Góes e o Ministério Público. Segundo o chefe do Executivo, o projeto servirá para aumentar a inclusão dos deficientes. “A iniciativa dos voluntários do grupo Ação Mais irá concretizar a ideia de tornar o Balneário Rincão mais acessível a todos”, disse.

Para implementar o “Praia Acessível”, através de doações, o Ação Mais comprou duas cadeiras chamadas anfíbias, que têm rodas maiores para atravessar a areia e são feitas de material especial que permite a entrada na água salgada. Uma delas ficará no novo Município sob custódia do 4º Batalhão de Bombeiro Militar e estará à disposição da comunidade no Posto 1 da praia durante toda a temporada, que se estende até março.

A exemplo de outras iniciativas desenvolvidas no litoral brasileiro, depois de os cadeirantes chegarem à tenda, os salva-vidas ficam responsáveis para que os usuários sejam transportados do carro ou da própria cadeira para o equipamento especial e os acompanham até o banho de mar. “Para desenvolver da melhor forma possível, entramos em contato com um projeto do Rio de Janeiro que nos ajudou não só na compra dos materiais mas também com informações importantes de quem já tem experiência com esse tipo de trabalho. Tudo para proporcionar maior segurança”, explica o coordenador do Ação Mais, Marcelo Raupp.

O lançamento no domingo terá uma programação especial que inclui música, aulas de dança e a participação da Secretaria de Saúde do Balneário Rincão com serviços à comunidade como aferimento de pressão, exames e orientações sobre saúde.