Festa da Tainha oferece tarde cultural

Músicas e apresentações culturais marcaram a tarde de sábado, 13, na 19ª edição da Festa da Tainha. A orquestra de Viola Cunha iniciou as festividades no período vespertino, recebendo o desfile regional e os visitantes que chegavam para prestigiar o evento.    

Logo após, a Orquestra Criciúma de Violas encantou o público ao interpretar na viola caipira além dos clássicos de raiz e arranjos criativos.  A Associação de Coral de Içara também se apresentou emocionando aos visitantes com a performance. A atração fumacense Terno de Reis São Sebastião levou aos presentes uma forma de festejo que, mesmo sendo dos primórdios da formação cultural brasileira, ainda se mantem vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões de Santa Catarina e do país.  

Depois foi a vez das crianças tomarem a atenção do público com apresentações de dança. Os grupos Hellen Dannca e Valter Savi contagiaram a todos com ballet e danças folclóricas. Os Centros de Educação Infantil Sonho Infantil, Peixinho Dourado e Balanço das Ondas e as escolas José Réus e Amélia de Souza e Silvara também subiram ao palco para apresentações.  O esporte se fez presente na Festa da Tainha. Desenvolvida na Escola Educação Básica Melchíades Bonifácio Espíndola, a capoeira, misturou cultura popular, música e arte-marcial. Competidores de jiu jitsu, xadrez e surf também movimentaram o entorno do Parque de Eventos Beira Mar, onde a festa está sendo realizada.

O Peti de Pedreiras exibiu uma manifestação folclórica que é significativa em todo o Estado, o Boi de Mamão, que conta a historia de morte e vida de um boi. Encenada por crianças, a trama teve a participação de todos os personagens: o boi, o médico, mariana, o cavalinho, entre outros.    Durante a realização da festa, o museu de arqueologia Igreja Nossa Senhora dos Navegantes também recebeu atenções com a abertura da exposição etnográfica. Além do estoque já existente no local, os visitantes também presenciaram o acervo do artista plástico Edi Balod. A exposição foi acompanhada pelo morador de Moçambique, Angelo Duarte Chipendo, que está fazendo intercambio na região. “É um intercambio cultural e religioso. Visitar o museu, junto com a festa da tainha, me fará levar muito conhecimento. O resgate das músicas culturais e a conservação da cultura aqui é admirável”, considerou o estrangeiro.    

O Acústico de Daniela Pacheco encerrou a tarde de atrações da Festa de Tainha. Para a noite hoje, além dos pratos saborosos da praça de alimentação, as 18h o grupo Som do Sul se apresentará, seguidos de Elton e Everton, novamente Daniela Pacheco e a Banda Matusa encerrará a noite.