Festa da Tainha consagra gastronomia do Rincão

Treze mil refeições comercializadas, sete toneladas de tainha consumidas e um público circulante de 20 mil pessoas nos três dias de realização do evento. O sucesso da 19ª Festa da Tainha atingiu com ostentação o objetivo principal da festa: a consolidação da gastronomia pesqueira do Balneário Rincão.

Moradores da cidade e de todo o sul de Santa Catarina aprovaram o novo formato proposto pela Administração Municipal e pela comunidade do novo Município. “Foi um sucesso total. Superou todas as nossas expectativas, mostrando que o Rincão está pronto para tornar-se um polo de entretenimento, eventos e turismo, além do veraneio”, comemorou o prefeito Décio Góes.  

O município que historicamente recebia movimentação apenas na temporada, pôde virar mais essa página nos três dias de realização da festa. Isso porque toda a cidade se viu envolvida na festa – além visitantes de toda a região, esquentando a movimentação econômica do Balneário Rincão. “O Rincão mostrou que sabe fazer festa, não apenas no verão. Tivemos um final de semana de sucesso, mesmo no inverno”, destacou, ainda, o prefeito, acrescentando: “A Festa da Tainha movimentou toda a cidade, além de visitantes. Os restaurantes que ficaram abertos fora do pavilhão receberam movimentação intensa, assim como o comércio”, contou, ainda, o prefeito.  

Os dias ensolarados também contribuíram para a movimentação intensa na beira-mar. Os participantes da festa assistiram a pesca de tainha e a corrida de charrete realizada nas areias do Rincão, cujo vencedor foi o vice-prefeito, Olírio José Lino, que recebeu premiação das mãos do prefeito.    

Conforme descrito por Décio, a Festa da Tainha acabou tornando-se um festival, já que as atrações esportivas e culturais caíram no gosto dos visitantes. Além dos dias ensolarados, da gastronomia, considerada de primeira pelos consumidores, e das atividades que envolveram grande parte dos visitantes, nenhum imprevisto marcou negativamente o evento. Conforme assegurado pelas polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e a equipe da Secretaria de Saúde – que fez plantão no local, nenhuma ocorrência foi registrada.  

“Quero agradecer a todos os parceiros, colaboradores, por que essa festa foi feita com parcerias. Também agradecer as polícias Civil e Militar e aos bombeiros que prestaram todo apoio. Estou muito feliz porque nesses três dias nenhuma ocorrência foi registrada”, ressaltou Décio.  

Os proprietários dos restaurantes envolvidos na festa brindaram o resultado no final do evento. “O evento superou todas as nossas expectativas. Ficamos sem nenhuma tainha no estoque, tendo que recorrer a supermercado na última hora”, disse uma das proprietárias Sinara Jahba, que foi complementada pela colega, Alair Vieira, dona de outro restaurante. “Com certeza a Festa superou tudo que esperávamos. Vendemos mais de dois mil pratos, sendo que achávamos que iriamos vender a metade. Estaremos na próxima com certeza. Só temos a agradecer a organização e a iniciativa”, completou.  

Quem participou da festa não deixou de enaltecer o sucesso do novo formato. “A organização está de parabéns. Estive nos três dias da festa, jantei, almocei, estava tudo muito bom. Esperamos que nos próximos anos esse exemplo seja seguido “, disse um dos moradores do Balneário Rincão Laureci Rafael Leopoldo. “Não temos do que reclamar, uma grande festa da gastronomia da cidade. Para os próximos anos, acredito que o pavilhão tenha que ser aumentado, porque mais pessoas visitarão o evento”, considerou, ainda, o aposentado Élio Manoel Batista.   Durante o fechamento do evento, cinco biclicletas foram sorteadas, além de uma diária em Foz do Iguaçu.

O evento foi prestigiado por autoridades estaduais, regionais e locais. Durante os três dias de realização, a Festa da Tainha recebeu os deputados federais Ronaldo Benedet, Jorge Boeira, os deputados estaduais Jailson Lima, José Nei Ascari, Adilor Guglielmi, José Milton Scheffer, Valmir Comin, Joarês Ponticelli, o Secretário de Estado da Agricultura e Pesca João Rodrigues, o ex-ministro da pesca Altemir Gregolin, o superintendente da pesca Horst Doering, o vice-prefeito de Maracajá Everaldo João Pereira, o vice-prefeito de Urussanga Luiz Henrique Martins, o prefeito e vice de Içara Murialdo Gastaldon e Sandro Giassi Serafim