Praia Acessível abre terceira edição no Balneário Rincão

O Praia Acessível, projeto destinado as pessoas com algum tipo de deficiência que desejam entrar no mar, foi aberto neste domingo para a sua terceira edição. São oferecidos a partir de hoje, banhos com a cadeira anfíbia e surf adaptado proporcionando acessibilidade a todos. Outras atividades como vôlei sentado e tênis foram realizados próximos ao Posto de Guardas-Vidas 1.

O prefeito Décio Góes parabenizou os participantes do projeto. “É imprescindível à participação de todos para a colaboração de serviços como esse, que beneficiam a todos”, disse.

Segundo um dos coordenadores do projeto, Tiago Marangoni, o objetivo é possibilitar a entrada de todos ao mar. “É muito emocionante, o projeto foi criado para quebrar barreiras e transformar vidas”, afirmou.

A ação visa proporcionar atividades seguras a pessoas com dificuldades de locomoção, através da cadeira anfíbia e do surf adaptado. Todos os trabalhos são supervisionados pelas equipes do Corpo de Bombeiros Comunitários.

“Uma emoção diferente”. Foi assim que a professora aposentada Rindalta de Oliveira definiu seu banho de mar. Com problemas no joelho, ela participou pela primeira vez do surf adaptado. “Já tinha participado do banho na cadeira e pela primeira vez consegui ficar de joelho em uma prancha, foi gratificante”, contou emocionada.

O projeto segue no Balneário Rincão diariamente das 9h às 11h e das 15h às 18h e é uma parceria desenvolvida pela Cruz Vermelha, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Comunitários, Policia Civil, em parceria com a Administração Municipal que também conta com a colaboração do grupo de voluntário Ação Mais, Vida Ativa São José, Judecri, Advisul e Escola de Surf Rincão Radical.