Balneário Rincão promove castração de cães de rua

Um conjunto de medidas que visa diminuir o número de cachorros de ruas, através de adoções, e controlar a taxa de natalidade, preservando também a saúde pública, está sendo desempenhado pelo Município de Balneário Rincão desde o final do mês passado.

Dentro do Programa para o Controle de Zoonoses, que já está sendo formatado no Município, o primeiro passo foi o início da castração dos animais de rua, que está sendo feito pela Vigilância Sanitária do município em parceria com a ONG Cão do Rincão.  “Estamos construindo uma política pública em parceria com ONGs e pessoas defensoras dos animais, para que juntos venhamos a conscientizar a população sobre a posse responsável dos animais”, explicou o prefeito Décio Góes.

Conforme a fiscal sanitária vigilância, Ângela Salvador, a política pública está sendo desenvolvida devido ao grande número de animais soltos nas ruas do município. Por esse motivo, a empresa que já está fazendo a castração foi definida através de um processo licitatório. Conforme Angela, sete cachorros são levados semanalmente à sede da empresa escolhida. Eles são buscados no local onde a ONG Cão do Rincão concentra os cães abandonados, recolhidos nas ruas. A ONG, por vez, cumpre com o papel de coletar os animais, fazer o pré e o pós-operatório e as campanhas de adoção.

A intenção é aumentar o número de cães castrados nos próximos meses e, mais do que isso, cadastrar todos os cães do município através do apoio das agentes comunitárias de saúde. Depois de inseridos no sistema do Governo Municipal, eles receberão a vacina e um chip será inserido em cada um para que os donos que abandonarem sejam identificados e localizados. “Hoje estamos tatuando os animais com o número dos donos, como medida paliativa”, explicou a fiscal.

Conforme contabilizado pela ONG, em um mês, quase 30 cães já foram cadastrados. O trabalho reduziu de 70 para 50 o número de cachorros de ruas concentrados no lote emprestado para o tratamento dos animais.

De acordo com a presidente da ONG Cão do Rincão, Maiara Pereira da Luz, do Lar de Apoio a Cães Abandonados, desde que a administração municipal deu início às castrações, as adoções também se tornaram mais fácil. “As pessoas preferem adotar os animais já castrados”, justificou.

A ONG Cão do Rincão receberá as rações doadas através da Cãominhada que será realizada no próximo domingo no Balneário Rincão a partir das 15 horas.