Seminários do Projeto Orla são definidos

A segunda fase do Projeto Orla em Balneário Rincão entrará em execução a partir do próximo mês de maio, onde serão realizadas oficinas com a comunidade. Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (07), no gabinete do Prefeito, ficou decidido que a primeira comunidade a receber a oficina será Barra Velha, no mês de maio. Já em junho será a vez do Centro, Zona-Sul e Zona-Norte.

O Projeto Orla é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Governo do Estado e Prefeitura. Em Santa Catarina, os municípios de Bombinhas, Itapema, Balneário Camboriú, Florianópolis e outros, já aderiram ao projeto.

Segundo o prefeito Décio Góes, a participação da população é importante para o desenvolvimento ambiental do município. “Agora iremos iniciar de fato com planejamento do projeto, em um conjunto entre a população e a Administração. Todo esse trabalho faz parte dos planos que estamos desenvolvendo para promover o desenvolvimento sustentável do nosso município”, disse o prefeito.

Para as oficinas serão convidados membros da sociedade civil organizada, como associações e organizações não governamentais do município. Nesta fase do projeto, cada entidade que representa a população irá poder expor seus planos e ideias para a realização e conclusão do projeto, que promete ser uma espécie de plano diretor da orla marítima de todo o município. Após a conclusão desta fase, uma grande audiência pública está marcada para o mês de julho, onde todo o projeto e sua execução serão apresentados para toda população.

O geólogo, que vai comandar as oficinas nas comunidades, é Pedro Nasser, que trabalha há 10 anos com licenciamento ambiental. “Esta orla deste Balneário é exposta, não tem áreas protegidas. E por isso vamos levantar como está sendo a ocupação nestes espaços. É importante que a comunidade traga as suas reivindicações e propostas. Porque é uma forma democrática, onde todos vão poder colaborar com o processo. A orla tem espaço para todo mundo e é assim que vai continuar a ser”, disse Nasser.