Combate a cheias é intensificado no Rincão

Melhorar o escoamento das águas para os córregos, evitando alagamentos e possíveis prejuízos para os moradores das regiões mais baixas. Com esse objetivo, o prefeito Décio Góes intensificou, durante toda esta semana, a limpeza dos drenos já existentes no município, bem como a manutenção dos valos que foram abertos para a execução dos trabalhos.

O próximo passo será a colocação de mais 300 metros de cubos que facilitarão a drenagem. “Intensificamos os trabalhos no Sistema de Drenagem já existente, para a solução paliativa dos problemas relacionados as cheias. Enquanto isso, estamos encaminhando o nosso Plano Municipal de Saneamento e os projetos de engenharia para buscar soluções definitivas, à longo prazo”, explicou o chefe do Executivo.

Conforme o encarregado de obras, José Romualdo Goulart, o Zé Buzina, oito ruas da área central da cidade tiveram os valos abertos e canos desentupidos nesta semana. “Além dessa limpeza, iniciamos a abertura de outros valos para depois iniciarmos a colocação de drenos e bocas-de-lobo”, completou o encarregado. Os canos de concreto serão colocados já nos próximos dias.

Paralelo a frente de trabalho concentrada no centro da cidade, outra equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços também concentrou esforços na Zona Sul. Toda a área que liga a Plataforma Sul ao acesso a Barra Velha, foi aberto e limpo durante esta semana. Ao todo, quatro mil metros foram desentupidos.

Os trabalhos foram finalizados nesta quarta-feira, já antecedendo possíveis transtornos decorrentes das chuvas previstas para esta quinta-feira. “A limpeza evitará que os moradores daquela região sofram com inundações durante o período de chuvas. É importante ressaltar que o esforço também conta com a colaboração dos moradores, que devem evitar jogar lixo, restos de materiais de construção e todo tipo de entulho, dentro ou próximo das margens de lagoas, córregos ou valas”, alertou ainda o prefeito.